MinasRegionalVale do Aço e Região ( Cidades )

Romeu Zema determina investimentos de R$ 516 milhões. MG 760, BR/262, AMG 900.

Fonte: Agência Minas

Projetos desenvolvidos pelo Governo de Minas terão recursos da Renova para beneficiar 4,8 milhões de pessoas

Serão contemplados municípios de Minas Gerais,

  • Descrição: Realização de obras nos trechos:

    (1) MG 760, trecho Entr.BR/262 – Entr. São José do Goiabal – Cava Grande, com 57km;
    (2) AMG 900, trecho Marliéria – Parque Estadual do Rio Doce (Bispo), com 14,2km.
  • Municípios beneficiados: Timóteo, São José do Goiabal, São Domingos do Prata, Antônio Dias, Dionísio e Marliéria;
  • População atendida: 3,6 milhões.

Localizados na área que abrange o Rio Doce. Os recursos serão disponibilizados pela Fundação Renova a título de compensação e reparação.


A coordenadora do Comitê Gestor Pró-Rio Doce e secretária adjunta de Planejamento e Gestão, Luisa Barreto, detalhou os cinco projetos que foram apresentados e aprovados pelos membros do CIF e representantes dos atingidos. As medidas são: estruturação do Hospital Regional de Governador Valadares; a implantação do Distrito Industrial nos municípios de Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado; estruturação das estradas do município de São José do Goiabal; o Programa de Residência em Gestão Pública do Rio Doce; e o projeto estruturante para o fortalecimento da educação pública na bacia do Rio Doce.

Comitê Gestor Pró-Rio Doce

O Comitê Gestor Pró-Rio Doce foi instituído no dia 16 de julho pelo governador Romeu Zema, é coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), e tem como finalidade de coordenar o planejamento e controle estratégico, em âmbito estadual, das ações promovidas pela Fundação Renova em prol da recuperação da Bacia do Rio Doce, em decorrência do rompimento da Barragem de Fundão. Além disso, é papel do comitê promover a articulação entre órgãos e entidades representantes do Estado e integrantes do CIF e suas onze câmaras temáticas.

Outra responsabilidade do comitê gestor é compilar e sistematizar as informações referentes ao acompanhamento da execução dos programas do Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), que tem por signatários União, Estado de Minas Gerais, Estado do Espírito Santo, Samarco Mineração S.A., Vale S.A. e BHP Billiton Brasil Ltda. e seus desdobramentos.

imagem de destaque
Pedro Gontijo / Imprensa MG

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/romeu-zema-determina-investimentos-de-r-516-milhoes-para-beneficiar-atingidos-por-barragem-de-fundao

Mostre mais

Artigos relacionados

Fechar
';