Alerta para o novo vírus de Influenza (gripe ), H3N2

https://youtu.be/XiUcmXRbL4Q

Nota à população

Prezado morador de Coronel Fabriciano,

Nos últimos dias, em especial no feriado de Natal, a Secretaria de Governança da Saúde registrou um aumento substancial na procura por atendimento médico no Hospital Dr. José Maria Morais na UPA 24h e nas Unidades Básicas de Saúde.

A grande maioria dos casos é de síndrome gripal.

Nossa estrutura de saúde está preparada para atendê-lo da melhor forma possível, suportando eventuais aumentos de casos como ocorreu durante os piores momentos da pandemia da Covid-19.

No entanto, cabe-nos alertar para o novo vírus de Influenza (gripe ), H3N2, que vem circulando em todo o país com agravamentos e que pode também ter chegado à região.

COMO SE PREVENIR?
Segundo especialistas, a disseminação do novo vírus está associada ao relaxamento nas medidas contra a Covid-19, como o não uso de máscaras e aglomerações. Para evitar o vírus:

- use máscara e mantenha distanciamento social;
- higienize as mãos com frequência;
- alimente-se bem e faça hidratação;
- não compartilhe itens de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros.

SE APRESENTAR SINTOMAS O QUE DEVO FAZER?
Mantenha a calma e controle a febre. (os sintomas podem durar entre 5 a 6 dias).

Se o quadro se agravar procure uma Unidade Básica de Saúde ou a UPA 24h (fora do horário comercial ou final de semana) para receber a orientação médica.

VACINAÇÃO
A vacina contra Influenza está disponível nas UBS’s. Procure o mais rápido possível uma unidade de saúde para se vacinar. Ela é indicada para todos acima de 6 meses de idade. Conforme nova nota técnica da Secretaria de Estado de Saúde, que tomou a segunda ou terceira dose contra Covid não precisa aguardar 15 dias para tomar a vaci nona contra a Influenza.

Secretaria de Governança da Saúde