Audiência pública em Timóteo consolida as propostas indicadas pela população para o Plano Plurianual 2022-2025

Audiência pública em Timóteo consolida as propostas indicadas pela população para o Plano Plurianual 2022-2025
https://youtu.be/XiUcmXRbL4Q


A Prefeitura de Timóteo realizou nesta terça-feira (27) uma audiência pública virtual para apresentar o resultado da consulta feita junto à população para definir as metas do Plano Plurianual 2022-2025. Elaborado a cada quatro anos, o Plano Plurianual - também conhecido pela sigla PPA - é um instrumento de planejamento governamental realizado a médio prazo e que define procedimentos, objetivos e metas para cada ente federativo, ou seja, para municípios, estados e União.

A audiência foi transmitida às 12h desta terça-feira pelos canais oficiais da Prefeitura no Youtube (https://youtu.be/YqKhkW_-QmA ) e no Facebook (https://www.facebook.com/prefeituradetimoteo/live/). A apresentação ficou a cargo do prefeito Douglas Willkys e do secretário municipal de Fazenda, Anderson Lopes. Em virtude da pandemia a consulta pública para levantar as propostas para o PPA foi feita pela internet entre os dias 25 de junho a 25 de julho. 

Para o prefeito Douglas Willkys, a audiência desta terça-feira consolidou o processo democrático sobre a definição das principais demandas para o Município. “Esse planejamento engloba o primeiro ano do próximo mandato e é importante que os futuros gestores saibam que as propostas elencadas são o resultado do que a população almeja para a cidade. As metas não foram estabelecidas pelos políticos, mas pelo conjunto da sociedade”, reforçou Douglas.

Para viabilizar a consulta pública foi disponibilizado um formulário específico com 10 áreas de atuação com os subtemas a serem votados. Cada morador poderia acessar e votar em uma proposta por tema. Caso ele não fosse contemplado com os temas propostos havia um campo a ser preenchido pelo próprio morador com a sua preferência.

Propostas 

As demandas mais votadas pelos moradores foram as seguintes: 1º -  Concluir o centro de treinamento e base operacional do Corpo de Bombeiros no Bairro Cruzeirinho; 2º Recuperar, ocupar e usar o Forno Hoffman; 3º - Realizar concurso público; 4º - Manter o atendimento especializado no CREIA para as pessoas com deficiência; 5º - Fomentar o Programa do Primeiro Emprego para adolescentes e jovens de baixa renda; 6º - Ampliar o acesso da população ao esporte e lazer nas sete regionais; 7º - Desenvolver a integração e cooperação com o Hospital e Maternidade Vital Brazil; 8º - Estimular a iniciativa privada a apoiar e investir na cultural local e festas tradicionais; 9º - Promover ações para a ampliação da ocupação e uso de espaços públicos; e 10º - Modernizar a gestão de processos e atendimento ao cidadão.  

Transparência

Ao todo foram a consulta pública registrou 1.918 votos. “Fiquei feliz com a participação efetiva e com as opiniões emitidas pela população durante esse período. No geral, elas demonstraram interesse  em questões de lazer, cultura e ocupação de espaços públicos”, pontuou o prefeito. Dos 10 temas, uma nova votação foi realizada durante a transmissão ao vivo para que os participantes escolhessem duas propostas que serão iniciadas em 2022. As duas propostas escolhidas para serem executadas foram a construção da sede própria do Corpo de Bombeiros no Bairro Cruzeirinho e a recuperação do Forno Hoffman.

As outras reivindicações indicadas devem ser realizadas pela Administração Municipal no atual mandato. De acordo com o secretário de Fazenda, Anderson Lopes, as propostas escolhidas serão providenciadas conforme a disponibilidade de recursos públicos. Ele adiantou ainda que a expectativa é que o projeto do PPA seja encaminhada à Câmara de Vereadores para apreciação até o dia 31 de agosto.