Aula inaugural do ano letivo de 2025 reúne 1.400 educadores da rede municipal de Ipatinga
.
A Secretaria de Educação de Ipatinga, em parceria com o Sebrae
Minas, realizou nesta segunda-feira (3) a aula inaugural do ano
letivo de 2025. O evento, promovido no Centro Cultural Usiminas e
na Faculdade de Direito de Ipatinga (Fadipa), reuniu professores da
rede municipal em dois períodos, trazendo reflexões sobre o tema
“Transformando Saberes, Inspirando Futuros”.
A programação contou com quatro palestras inaugurais, realizadas
pela manhã e à tarde nos dois locais, com abordagens sobre
inovação, competência socioemocional, neuropsicopedagogia e
educação inclusiva. O objetivo foi proporcionar acolhimento, troca
de conhecimentos e estímulo aos educadores que retomam suas
atividades em sala de aula nesta semana.
Pela manhã e à tarde, os participantes das atividades no Centro
Cultural Usiminas receberam a palestra “Reflexões e práticas para a
qualidade no processo educativo”, conduzida pelo neuropedagogo
Luís Vicente Ferreira. E o empreendedor e escritor Erik Penna
trouxe a palestra motivacional “Alegria para ensinar e transformar
vidas”.
Cerca de 1.400 professores participaram das palestras, divididos
entre os turnos matutino e vespertino. Durante a programação, os
educadores interagiram com os palestrantes e gestores da área,
fortalecendo o clima de integração e boas-vindas.
No auditório da Fadipa, o mesmo tema foi explanado pelas
palestrantes. Estiveram presentes, Educadores, Assistentes da
Educação Especial, incluindo também professores e coordenadores
da Rede Parceira. A educadora e terapeuta Amanda Zanetti falou
sobre “Inovação e competência socioemocional como pilares para a
educação”. Já a educadora Guilhermina Moreira Jardim
compartilhou suas experiências dentro do tema “Educação Especial
na perspectiva da Educação Inclusiva”.
Em nota, a Prefeitura de Ipatinga e a Secretaria de Educação
reafirmaram o compromisso com a valorização dos profissionais do
ensino, desejando a todos “um excelente retorno às aulas, num ano
em que estamos esperançosos de que seja especialmente
agradável e produtivo”.