Cemig implementa diversas ações e reduz tempo de atendimento em áreas rurais em 2024
Cemig implementa diversas ações e reduz tempo de atendimento em áreas rurais em 2024
Empresa está investindo cerca de R$ 2,3 bilhões em 2024 para melhorar o atendimento aos clientes do campo em todo o estado
A Cemig apresentou, na quinta-feira (11/4), durante o Seminário Mineiro de Gestores da Agropecuária, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, o plano de investimentos e melhorias para o segmento rural em Minas Gerais, que já está sendo executado. O vice-presidente de Distribuição da empresa, Marney Antunes, ressaltou que a companhia atua para reduzir o tempo de atendimento a ocorrências no sistema elétrico para os clientes rurais, ainda em 2024.
Para conseguir atingir esse resultado, a companhia vai instalar, somente este ano, 3.240 novos religadores, realizar a limpeza de mais de 43 mil km de faixa sob linhas e inspecionar mais de 140 mil km de rede. Essas ações visam minimizar, principalmente, as ocorrências envolvendo vegetação e meio ambiente.
Marney Antunes explica a eficácia dos religadores e como estes equipamentos trazem grande benefício para a continuidade do fornecimento de energia. "Em ocorrências no sistema elétrico de distribuição, esses dispositivos recompõem a rede automaticamente, no menor tempo possível, em caso de interrupções por defeitos transitórios. Em locais em que há a instalação desse equipamento, há a redução de até 20% na quantidade de desligamentos dos clientes”, explica Antunes.
Além dos religadores, a Cemig também continuará entregando as novas subestações e ampliações de subestações existentes, muitas delas beneficiando o rural. Em 2024, são 38 novas subestações adicionando mais capacidade de fornecimento de energia para os clientes.
"Além dessas entregas, a Cemig mapeou todo o estado e vamos ampliar nossas bases operacionais, o que representará mais equipes da Cemig em prontidão para restabelecer o fornecimento de energia o mais breve possível, beneficiando, principalmente, nossos clientes do campo”, destacou Marney Antunes.
Canais exclusivos
Durante o evento, o executivo também destacou que a Cemig está desenvolvendo dois canais exclusivos para o atendimento aos clientes rurais. Serão disponibilizados dois telefones 0800 que terão foco, respectivamente, nas solicitações de sindicatos e dos produtores rurais independentes.
De acordo com o vice-presidente de Distribuição da Cemig, o Canal Cemig Agro será muito importante para melhorar ainda mais o relacionamento da companhia com os clientes rurais. “O Cemig Agro vai aumentar a satisfação dos clientes rurais, ampliando a oferta de energia, oferecendo novos canais de atendimento, reduzindo as interrupções de energia e o tempo de atendimento”, explica.
O investimento para todas essas melhorias será, somente em 2024, de cerca de R$2,3 bilhões. Até 2027, a Cemig planeja investir R$10,9 bilhões em benefício do setor rural.
Mais investimento para o agronegócio
No início deste ano, a Cemig anunciou o investimento de R$ 23 bilhões em sua rede de distribuição, que atende a mais de 9 milhões de clientes em todo o estado, para os próximos cinco anos (2024-2028). Trata-se do maior plano de investimentos da sua história no setor, ampliando os R$ 18,4 bilhões anunciados em 2023 com prazo de execução até 2027.
Entre as melhorias para o cliente rural está previsto o Minas Trifásico, que vai converter cerca de 30 mil km de redes elétricas rurais monofásicas em redes trifásicas. Com ele, a Cemig levará energia com mais qualidade e quantidade para a população que vive no campo. O programa beneficiará quase todos os municípios da área de concessão da empresa, promovendo a potencialização acelerada do agronegócio local, mais desenvolvimento, emprego e renda para as regiões mineiras.
No ano passado o valor investido no Programa Minas Trifásico foi de aproximadamente R$ 441 milhões, com extensão de 2.032 km de rede trifásica.