DEPUTADO CELINHO APRESENTA PLEITOS DO VALE DO AÇO EM REUNIÕES DO ASSEMBLEIA FISCALIZA

DEPUTADO CELINHO APRESENTA PLEITOS DO VALE  DO AÇO EM REUNIÕES DO ASSEMBLEIA FISCALIZA
https://youtu.be/XiUcmXRbL4Q

Começou nesta segunda-feira (28/06) o Assembleia Fiscaliza 2021 com os temas Saúde e Segurança Pública, sobre as ações das pastas para o enfrentamento da pandemia e a mitigação de seus impactos e o controle da violência.

 

O evento, criado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais em 2019, fortalece o papel fiscalizador do Parlamento sobre o Executivo e acontecerá até o próximo dia 2 de julho, com os deputados questionando os responsáveis pelas secretarias e entidades do Poder Executivo estadual sobre o combate à pandemia e o planejamento para a retomada das atividades rotineiras no Estado.

 

Na primeira reunião do Assembleia Fiscaliza, a reunião aconteceu com a presença do secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti. Em sua participação no evento, o deputado Celinho levantou e apresentou requerimentos nos quais indaga sobre as medidas que a Secretaria já tomou, vem tomando e irá tomar para viabilizar a instalação de um "hospital porta" para atender a população do Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte, garantindo ampliação do atendimento de urgência e emergência e o funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU – na Região de São José da Lapa.

 

Celinho abordou ainda sobre as obras dos Hospitais Regionais de Governador Valadares e Teófilo Otoni solicitando informações sobre planejamento e cronograma previstos para a conclusão das obras.

 

O deputado inquiriu o Secretário sobre o estágio dos entendimentos e os prazos de análise e pareceres entre o Ministério da Saúde, o Estado e o Consórcio para garantir os recursos necessários para a implantação da 2ª Etapa do SAMU no Vale do Aço e sobre o cronograma de instalação de Posto Avançado de Coleta Externa - PACE - da Fundação Hemominas no Vale do Aço. Celinho solicitou agenda para debater os temas de forma mais específica e o Secretário Fábio Baccheretti se comprometeu a marcar uma reunião com o mandato em breve para discutir os assuntos e apresentar as propostas do Governo para cada tema.

 

Outro tema debatido neste primeiro dia do Projeto Assembleia Fiscaliza foi o da Segurança Pública, com a participação do chefe da Polícia Civil de Minas, Joaquim Francisco Neto e Silva. O deputado Celinho falou sobre a necessidade de implantação urgente do plantão na delegacia de Coronel Fabriciano, para evitar os longos deslocamentos das polícias de diversas cidades como Antônio Dias, Marliéria, Jaguaraçu, Timóteo e Coronel Fabriciano, nos finais de semana até a delegacia de Ipatinga para finalização das ocorrências, o que provoca muitos atrasos e transtornos. O chefe da Polícia Civil explicou que o plantão a ser implantado inicialmente será o digital, e isso acontecerá em diversas regiões do Estado, incluindo o Vale do Aço, revelando também que em breve serão nomeados novos profissionais da Polícia Civil para diversas cidades, melhorando a estrutura das delegacias.

Outro assunto abordado pelo deputado Celinho foi relativo à construção de um novo Instituto Médico Legal para atender à região do Vale do Aço, na cidade de Ipatinga, pois o atual está até mesmo ameaçado de interdição. Joaquim Francisco informou que está em processo de licitação a construção do novo IML em Ipatinga.

Fotos: Daniel Protzner e Luiz Santana/ALMG

Maria Cristina de Souza

Assessoria de Comunicação

Deputado Estadual Celinho do Sinttrocel (PCdoB)