DEPUTADO CELINHO DEBATE PISO DA ENFERMAGEM NO COREN-MG

DEPUTADO CELINHO DEBATE PISO DA  ENFERMAGEM NO COREN-MG
https://youtu.be/XiUcmXRbL4Q

 O deputado Celinho Sintrocel visitou, nesta semana, o Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais – COREN-MG para uma reunião com o presidente da entidade  Bruno de Souza Farias e seu assessor, Márcio Felipe.

 

Celinho tratou sobre diversos temas de interesse da Enfermagem, entre eles, o andamento do PL 2.564/2020, do senador Fabiano Contarato (Rede-ES), que prevê um piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem da rede pública e privada, além de parteiras. O deputado lembrou que o desfecho no Congresso Nacional impactará diretamente na tramitação do Projeto de Lei 1032/2015, de sua autoria, que cria o Piso Salarial Estadual da Enfermagem.

 

Segundo o Presidente do COREN-MG, “nós lutamos muito. Nosso desejo era aprovar o Projeto ainda no primeiro semestre, mas ele não foi pautado. Agora corremos contra o tempo para que o PL seja considerado prioridade e entre na pauta de votações antes do recesso. Creio que já reunimos as condições para avançar em um acordo que viabilize a aprovação da matéria.”

 

O deputado se comprometeu a ajudar no processo de aprovação, conversando com os deputados e senadores mineiros para que eles ajudem nas articulações para que o Piso vá à votação ainda este ano.

 

Celinho destacou que “a Pandemia abalou toda a população e exigiu ainda mais dedicação da Enfermagem. O COREN-MG e os seus profissionais deixaram evidente os seus compromissos com a saúde pública e com o conjunto da população. Para mim, o Piso é um reconhecimento mínimo dos profissionais da enfermagem que estão salvando pessoas e arriscando a própria vida no dia a dia na linha de frente do combate ao Covid. É preciso valorizar a categoria não só com palavras, mas com gestos efetivos.” E ressaltou a importância do Conselho no acompanhamento, fiscalização e definição de condutas para as unidades de saúde e para a Enfermagem.

 

Na oportunidade, os participantes da reunião acertaram alguns encaminhamentos a serem realizados em conjunto. Ao final, o deputado reiterou o atendimento de uma antiga demanda da Enfermagem e de seus profissionais: a instalação de uma subseção do COREN-MG no Vale do Aço. O presidente Bruno reconheceu a necessidade e revelou que vem estudando com muito carinho esta possibilidade.

 

 

Maria Cristina de Souza
Assessoria de Comunicação
Deputado Estadual Celinho do Sinttrocel (PCdoB)