Hospital Márcio Cunha é recertificado HIMSS

Hospital Márcio Cunha é recertificado HIMSS
https://youtu.be/XiUcmXRbL4Q

Hospital Márcio Cunha é recertificado HIMSS 7

A recertificação internacional foi conferida pela Healthcare Information and Management Systems Society. O Hospital Márcio Cunha está entre o seleto grupo de hospitais que possui a certificação.
 

O Hospital Márcio Cunha, referência para 35 municípios do leste de Minas Gerais, acaba de receber a recertificação internacional HIMSS 7 (Healthcare Information and Management Systems Society). A recertificação foi recebida no Dia do Hospital, comemorado em 2 de julho. 
 
Esta recertificação indica o nível de maturidade na adoção do prontuário eletrônico pelo Hospital Márcio Cunha, usando a Tecnologia da Informação para ganhar eficiência operacional, melhor qualidade assistencial e maior segurança do paciente.

O Diretor de Hospitais da Fundação São Francisco Xavier, Dr. Mauro Oscar de Souza Lima agradeceu e ressaltou a importância de todos da equipe, que se mostraram empenhados na busca da melhoria contínua dos processos. “Nada é por acaso. Sermos recertiticados no Dia dos Hospitais, traz um simbolismo muito grande para nós. Aqui, são vários times que se unem para formar uma grande equipe. E continuamos firmes em outros desenvolvimentos para um próximo ciclo de renovação. Afinal, trabalhamos em prol de entregar valor para nossos pacientes, para o sistema de saúde, para nosso hospital. Praticamos saúde de um jeito amplo. E isso é que nós buscamos para dentro de nossos hospitais.”, comentou. 
 
“Para nós do HMC, a recertificação na norma HIMSS 7 é de vital importância e vai de acordo com a nossa linha de crescimento dos hospitais da Fundação São Francisco Xavier.  É uma certificação que avalia principalmente a tecnologia empregada no tratamento dos pacientes, no diagnóstico e na assistência. Ou seja, conseguimos comprovar mais uma vez o que sempre tivemos como ideal, que é utilizar a tecnologia e a inovação a favor da saúde, do paciente e do bem-estar, que é o motivo da existência do hospital”, comentou o Superintendente do Hospital Márcio Cunha, Dr. Bruno Nunes Ribeiro. 
 
O Superintendente do HMC também acrescentou.  “Para nós é um orgulho muito grande sermos recertificados pelo nível máximo da HIMSS. É uma certificação que conquistamos em 2016 e só vem confirmar mais uma vez a excelência do Hospital Márcio Cunha quando o assunto é tecnologia”, destacou.
 
Para a recertificação foi demonstrado o pleno uso do Prontuário Eletrônico (PEP) por todos os setores do hospital, integração para compartilhar informações clínicas, relatórios e indicadores clínico-assistenciais e disponíveis em todos os setores: emergência, internação, UTI, ambulatório e centro cirúrgico.
 
Os auditores avaliaram também todo o circuito fechado de medicamentos, sistemas de apoio à decisão clínica e a utilização completa do PACS (imagens médicas) para a eliminação de filmes, digitalização de documentos e a existência de um plano de continuidade em caso de indisponibilidade do sistema, tornando a instituição um Hospital Digital, onde a dependência do papel é mínima.

Certificação HIMSS e a elite digital dos hospitais
Fundada na década de 1960, em Chicago (EUA), a Health Information and Management Systems Society (HIMSS) Analytics é uma das associações internacionais de maior prestígio mundial no setor de saúde. Um de seus grandes objetivos é incentivar a adoção do uso da Tecnologia da Informação nos hospitais em todos os processos, em especial aqueles ligados diretamente à assistência.
A certificação HIMSS Analytics é uma das mais difíceis de serem obtidas e possui oito níveis, em uma escala de 0 a 7. E para chegar ao último patamar, o nível 7, é preciso ser um hospital totalmente digital, ou seja, sem papel