Prefeitura de Ipatinga incrementa iluminação da avenida Burle Marx

Prefeitura de Ipatinga incrementa iluminação da avenida Burle Marx

Implantação de centenas de postes, luminárias em LED e rede subterrânea melhora condições de segurança junto à via que margeia o Parque Ipanema. Intervenção cobre uma área de dois quilômetros na via que emoldura o principal cartão postal da cidade.

Preocupada com a segurança e o bem-estar da população em uma das áreas mais frequentadas do município, a Prefeitura de Ipatinga vai entregar à comunidade, dentro dos próximos 60 dias, mais uma importante obra na região do Parque Ipanema. A avenida Burle Marx, via de tráfego que margeia o principal cartão postal da cidade, vai ficar bem mais iluminada, com a instalação de nada menos que 253 postes e 336 luminárias em LED.

O trabalho será executado a partir da próxima segunda-feira (4), junto às pistas de pedestres e de ciclistas. Estão previstos 242 postes menores, em aço, e mais 11 de concreto. As luminárias em LED são de 120W. Além de ampliarem a luminosidade, como não possuem filamentos metálicos, mercúrio ou substâncias tóxicas na composição, elas não emitem poluentes ao meio ambiente e ainda podem ser recicladas. 

A iluminação cobrirá uma área de dois quilômetros, desde o quartel do 11º Corpo de Bombeiros até a rotatória da avenida Guido Marlière, entre os bairros Iguaçu e Jardim Panorama. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), para aceleração dos serviços duas equipes estarão mobilizadas na instalação dos postes e extensão da rede subterrânea. Paralelamente, outras obras de ampliação da rede de iluminação do município estão sendo realizadas, contemplando várias regionais.

A obra do Parque Ipanema é fruto de um estudo técnico concluído ainda em 2021, quando o prefeito Gustavo Nunes, em seu primeiro ano de governo, percorreu diversos pontos da cidade para avaliar a situação da iluminação pública, a segurança das vias e apontou algumas áreas prioritárias que deveriam ser contempladas. Diagnósticos foram realizados pela Secretaria de Serviços Uranos e Meio Ambiente (Sesuma), levando em conta também solicitações e sugestões de populares.

Obras paisagísticas

O secretário da Sesuma, Reginaldo Donizete Soares, ressalta que investir em iluminação pública é sinônimo de segurança e qualidade de vida. “Os moradores em breve já poderão sentir os resultados de uma série de investimentos planejados pela administração municipal, e não apenas relacionados à iluminação. Estamos atuando também com novos serviços de paisagismo e a revitalização de canteiros de avenidas e praças em vários locais da cidade”, adiantou.

O prefeito Gustavo Nunes salienta que, “entre outras ações, o governo municipal está priorizando a instalação de iluminação não apenas em regiões com domicílios e comércios, mas também locais ermos que servem de passagem e também aqueles que são usados diariamente como áreas de entretenimento, convivência e lazer, a fim de proporcionar maior sensação de segurança aos moradores e demais pessoas que transitam pelos espaços públicos”.