Prefeitura de Timóteo inaugura UBS do Bairro Ana Rita e entrega escrituras com a presença do governador Romeu Zema

Prefeitura de Timóteo inaugura UBS do Bairro Ana Rita e entrega escrituras com a presença do governador Romeu Zema
https://youtu.be/XiUcmXRbL4Q

A próxima quinta-feira, dia 29 de Julho, Timóteo registra dois importantes eventos com a presença do governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema. Nesse dia, a Prefeitura de Timóteo vai inaugurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Ana Rita e entregar escrituras de propriedade de imóveis no Bairro Novo Tempo. Ambos os eventos ocorrem no período da tarde. O convite para o governador Romeu Zema participar da solenidade de entrega da UBS e das escrituras foi feito no mês de maio, quando o prefeito Douglas Willkys esteve na Cidade Administrativa cumprindo uma série de agendas.

A UBS do Ana Rita, localizada na Rua Polônia, nº 241, será entregue à população depois de sete anos após o início da obra. A unidade levará o nome de Maria Raimunda Perdigão (in memoriam) em homenagem a moradora da regional Sul pelos relevantes serviços prestados na área de saúde do Município. Durante a solenidade todos os presentes terão que usar máscara obrigatoriamente.

A atual gestão da Prefeitura de Timóteo retomou a obra da UBS em 2020 e irá beneficiar a cerca de 10 mil moradores de toda a regional Sul. A construção da unidade, iniciada em 2014 por meio de convênio com o Governo do Estado no valor de R$ 1,3 milhão, foi interrompida pelo menos 3 vezes ao longo dos últimos 7 anos. 

Para esta etapa final, o investimento foi de superior a R$ 870 mil. A UBS do Ana Rita foi construída em uma área de 545,61 metros quadrados e contará com salas de ginecologia, de vacina, consultório odontológico, de atendimento multiprofissional/consultório, cuidados básicos, triagem, coleta, curativos, além da área administrativa. 

A unidade começa a atender a população na sexta-feira, dia 30 de Julho, com uma médica, duas enfermeiras, um técnico de enfermagem, seis Agentes Comunitárias de Saúde, dois auxiliares de serviços gerais, dois Agente Administrativo e uma educadora física.

Em função da inauguração da nova UBS, na terça (27) e na quarta-feira  (28) os atendimentos médicos da antiga unidade do Ana Rita - que funciona na Rua Suécia,  serão realizados na UBS da Sede (Praça 29 de Abril) por causa da mudança de local. A partir de sexta-feira (30) a UBS do Ana Rita passa a funcionar na Rua Polônia, nº 241.

Regularização Fundiária

A solenidade de entrega das escrituras de posse de lotes será realizada no auditório da Prefeitura de Timóteo. Serão entregues 78 escrituras para moradores das Avenidas Ana Moura e Universal e das Ruas do Luar, Centauro, Mercúrio e Estrela. A atual gestão retomou o processo de regularização fundiária em diversos bairros da cidade a exemplo das comunidades do Ana Rita, Macuco, Bandeirante e Bela Vista, resolvendo assim um antigo problema no município. 

A entrega das escrituras está sendo viabilizada por meio de uma parceria entre o Município de Timóteo, que mantém o programa Viver Legal de Regularização Fundiária, e a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA) por meio do Minas Reurb – Programa Mineiro de Integração e Regularização Territorial.