Relógio de Risco de Fogo é instalado no Primavera

Relógio de Risco de Fogo é instalado no Primavera
Equipamento indica o perigo da ocorrência de incêndios florestais

Os parceiros do Plano Integrado de Educação Ambiental (PIEA) instalaram no Posto de Combustível, localizado na rotatória do bairro Primavera, mais um Relógio de Risco de Fogo na tarde desta quarta-feira (22/06). A ação integra a Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Urbanos deste ano, que prevê a instalação de um total de 11 relógios entre os meses de junho e julho e a divulgação junto à comunidade das formas de se evitar sinistros. 

A campanha foi iniciada no Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) e abrangerá todas as sete regionais do município. O primeiro Relógio de Risco de Fogo foi instalado no prédio da Prefeitura de Timóteo. Participaram da cerimônia de instalação do segundo equipamento a subsecretária de Meio Ambiente, Lucília Moraes, o gerente da Defesa Civil de Timóteo, Hedicarlos Silva Vasconcelos, a representante do Instituto Estadual de Florestas, Jailma Soares e representantes do Corpo de Bombeiros, da Secretaria de Planejamento e da Secretaria de Obras e a Gerente do Posto de Combustível Veraneio Ana Rúbia.

O Relógio de Risco de Fogo é um equipamento que orienta quanto ao índice de perigo da ocorrência de incêndios florestais na regional e permite que medidas preventivas sejam tomadas antecipadamente. O equipamento possui cinco fases: reduzido; moderado, elevado, muito elevado e máximo. “O relógio evidencia os riscos possíveis de incêndios a partir de dados fornecidos pelo Corpo de Bombeiros, que incluem variáveis como umidade, temperatura do ar, velocidade do vento e precipitação”, explica a Subsecretária, acrescentando que as fases do relógio orientarão as formas de trabalho naquele determinado momento.

Em relação à instalação no Posto de Combustível do Primavera, a Subsecretária informa que a parceria foi firmada mediante uma condicionante para o licenciamento ambiental da empresa, que arcou com os custos do equipamento e se comprometeu a atualizar o relógio a partir dos dados repassados pelo Corpo de Bombeiros.

Os locais que receberão os demais relógios são: Unidade de Saúde do Bairro Primavera; Rotatória do bairro Olaria/Serenata; Terminal Rodoviário Urbano (Centro Norte); Posto de Combustível de Cachoeira do Vale; Posto de Saúde do Timotinho; Posto de Combustível do bairro Limoeiro; Escola Municipal Clarindo Carlos Miranda (Macuco); Prédio da Secretaria de Educação (Centro Norte); e Escola Estadual Hilda Zauza (Ana Moura).

O gerente da Defesa Civil destaca a importância do equipamento como ferramenta de prevenção para orientar as ações das instituições que atuam no combate aos incêndios, bem como para mobilizar a comunidade a redobrar os cuidados nos períodos críticos. Entre as ações, os moradores não devem queimar o lixo e a vegetação resultante da limpeza de lotes; não fazer fogueiras próximo à vegetação; e verificar a necessidade de fazer aceiros nas propriedades.

Além da Campanha de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, a Defesa Civil – órgão ligado à Secretaria de Obras – trabalhou de forma assídua na renovação dos aceiros em áreas públicas nos últimos 45 dias. “A Defesa Civil também foi parceira, em ação desenvolvida pelo IEF, no treinamento denominado “aceiro negro” realizado recentemente em área do Coelho Diniz, técnica que inibe que o fogo se propague e atinja as áreas de mata dos arredores de Timóteo”, ressalta Vasconcelos. O treinamento faz parte do projeto MIF (Manejo Integrado do Fogo) coordenado pelo IEF em parceria com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e proprietários de áreas.