Timóteo realiza o primeiro LIRA’a de 2021 a partir desta terça-feira

Timóteo realiza o primeiro LIRA’a de 2021 a partir desta terça-feira

Timóteo realiza o primeiro LIRA’a de 2021 a partir desta terça-feira

Ações de educação em saúde e prevenção de arboviroses tiveram início no dia 06 de janeiro

A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo realizará o primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti  (LIRA’a) de 2021, nos dias 12, 13 e 14 de janeiro. A pesquisa fornece informações para aumentar a eficácia do combate ao vetor Aedes aegypti e balizamento das atividades de mobilização social. Também são abordados aspectos como: critérios para a delimitação dos estratos, cuidados durante o planejamento das ações, desenho do plano amostral, formulários de campo e laboratório e importância da adoção diferenciada de ações, de acordo com os indicadores e criadouros predominantes em cada bairro.
Ações de educação em saúde e prevenção de arboviroses já vem sendo desenvolvidas pelo Departamento de Zoonoses por meio da visita períódica dos agentes de combates a endemias de casa em casa. As ações adotam o protocolo de segurança contra a Covid-19 desde o início da pandemia em 2020, evitando-se a entrada do agente no interior das residências. Mas nada impede o agente de entrar para verificar a área externa das casas (quintal) para a vistoria de rotina, tomando o cuidado de manter o distanciamento social instituído por decreto municipal.
O início de 2021 foi marcado por ação em saúde realizada no bairro Jardim Vitória, com a finalidade de orientar e conscientizar os moradores em relação ao combate do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Zica e Febre Amarela e combate ao transmissor da Leishmaniose (mosquito “Palha”). Os cuidados se estenderam para a prevenção de situações que poderiam trazer para perto dos imóveis os insetos, os animais peçonhentos, artrópodes e aracnídeos.
As ações se estenderam também ao bairro Santa Terezinha e Esplanada no mesmo período.