Posse do Conselho municipal de Segurança Alimentar e Nutricional marcará um dia histórico em Timóteo

Posse do Conselho municipal de Segurança Alimentar e Nutricional marcará um dia histórico em Timóteo

.

Nesta quinta-feira, 13 de novembro, Timóteo viverá um momento histórico com a posse dos novos membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA). A solenidade acontecerá às 8h da manhã, no auditório da Prefeitura de Timóteo, reunindo autoridades, representantes de secretarias e membros da sociedade civil.

Durante o evento, será realizada a eleição do novo presidente do Conselho, que assumirá a missão de liderar as ações voltadas à promoção da segurança alimentar no município.

O chefe da área de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura de Timóteo, Éder Mendes Nogueira, destacou a importância da criação e fortalecimento do Conselho:

“A Segurança Alimentar está ligada à Assistência Social, mas também envolve outras secretarias, como Saúde e Educação, porque alimentação é um tema que todos nós devemos abraçar. Esse Conselho representará a união de esforços em prol do bem-estar da população”, ressaltou.

O evento contará com a presença do prefeito Capitão Vitor, do vice-prefeito Marcelo Martins, além dos secretários municipais de Saúde e da secretária de Assistência Social, Luciane de Sousa.

A secretária de Assistência Social, Luciane Sousa, ressaltou que este será um momento marcante para o município:

“Estamos fazendo história em Timóteo. Hoje nasce o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que é o controle social, a participação da sociedade civil junto ao governo no sentido de garantir a alimentação adequada e em quantidade suficiente para as pessoas e famílias que vivem em situação de escassez de alimentos”, afirmou Luciana.

A nutricionista da Secretaria de Assistência Social, Cristina Vieira, também destacou a relevância do momento. Segundo ela, a instalação do Conselho representará o início de um novo olhar sobre a alimentação em Timóteo, voltado à garantia de uma nutrição adequada e segura para toda a população.

“O Conselho marcará o início de um olhar mais diferenciado para a alimentação, que buscará amparar a população — desde os alunos da rede pública, beneficiários do PNAE, até os agricultores familiares que poderão ser contemplados futuramente pelo PAA. O papel do nutricionista será assegurar que o alimento consumido seja próprio e nutritivo, orientando e capacitando a população sobre uma alimentação saudável”, destacou Cristina Vieira.

O fortalecimento do COMSEA reafirmará o compromisso de Timóteo com políticas públicas que garantam o direito à alimentação adequada e saudável, valorizando a agricultura local e promovendo mais qualidade de vida para todos.