Educação reforça importância da inscrição de servidores estaduais em capacitação de prevenção de acidentes nas escolas

Educação reforça importância da inscrição de servidores estaduais em capacitação de prevenção de acidentes nas escolas

Curso online oferece 5 mil vagas gratuitas para professores e trabalhadores da rede estadual; inscrições até 12/10

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), está com inscrições abertas para a terceira turma do curso Noções Básicas de Primeiros Socorros e Proteção Ambiental. A capacitação, destinada a professores e servidores da rede estadual, reforça a importância da prevenção de acidentes e da segurança nas escolas.

São 5 mil vagas disponíveis e os interessados podem se inscrever até 12/10 por meio do link disponibilizado pela SEE/MG. O curso é ofertado por meio da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional e de Educadores da SEE-MG.

A capacitação tem como objetivo a implementação, consolidação e execução do conhecimento de prevenção contra acidentes e autoproteção aos professores e servidores da educação da rede estadual de ensino, em prol do fortalecimento da segurança nas escolas, por meio da disseminação da cultura prevencionista e de proteção à vida, ao meio ambiente e ao patrimônio.

“O objetivo estratégico vai ao encontro com a necessidade da SEE/MG de fortalecer a segurança contra acidentes em toda comunidade escolar. A disseminação desses conteúdos visa preparar os professores e os servidores da educação para que saibam como atuar e como agir em situações de emergência”, afirma a coordenadora do projeto e representante do CBMMG na SEE/MG, major Andiara Ribeiro.

Estrutura do curso

Com carga horária de 20 horas, o curso é dividido em três módulos que abordam noções básicas de primeiros socorros e proteção ambiental, prevenção contra incêndio e pânico, além de prevenção aquática e noções de proteção e defesa civil. O primeiro módulo estará disponível até dezembro deste ano.

Os conteúdos foram elaborados com a colaboração de militares do Corpo de Bombeiros, que contribuíram com sua experiência em prevenção de desastres e em operações de salvamento reconhecidas nacionalmente, como o resgate das vítimas de Brumadinho.

Para receber o certificado, o participante deve alcançar aproveitamento mínimo de 70% em todo o curso. A emissão do documento é feita pelo próprio cursista, diretamente na plataforma online, na unidade “Avaliação e Certificação”.