Timóteo imuniza mais de 2.700 pessoas contra a gripe no dia D

.
A campanha de vacinação contra a gripe continua no município, com o imunizante disponível em todas as salas de vacina e também com o vacimóvel percorrendo a cidade.
O vacimóvel foi uma das a estratégias utilizada pela Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida para garantir que o máximo de pessoas pudessem ser imunizadas no dia D de Vacinação contra a gripe, realizado no sábado (10), em Timóteo. Além o veículo, que ficou durante toda a manhã e tarde de sábado na Praça 1º de Maio (Coreto), onze salas de vacina permaneceram abertas para aplicar a dose do imunizante e também atualizar o cartão de vacinação da população.
De acordo ainda com a Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida, 2.710 pessoas foram vacinadas, no sábado (10), contra influenza, resultando em um total de 3.215 pessoas que atualizaram o cartão de vacinação.
Desde o início da intensificação da vacinação da gripe, em abril, 5.307 já tinham sido imunizadas, fazendo com que o total de pessoas protegidas contra a gripe no município seja de 8.017, ou seja, 31,10%.
Foram aplicadas 590 doses do imunizante contra a gripe, somente no vacimóvel. Duzentos e oitenta e oito (288) crianças e 614 idosos se vacinaram durante as ações do sábado (10).
A meta de vacinação pela gripe, estabelecida pelo Ministério da Saúde, é de 90% da população. Timóteo precisa vacinar um total de 23.198 pessoas para atingir essa meta.
A vacinação contra a gripe é uma estratégia fundamental para a prevenção de complicações respiratórias graves, como a Síndrome Respiratória Grave Aguda (SRGA). O vírus influenza pode causar quadros severos, principalmente em grupos vulneráveis, como idosos, gestantes, crianças e pessoas com comorbidades.
Ao receber a vacina, o organismo é estimulado a produzir anticorpos que ajudam a evitar infecções ou reduzir a gravidade dos sintomas, diminuindo a necessidade de hospitalização e aliviando a sobrecarga nos sistemas de saúde. Além disso, a imunização coletiva contribui para reduzir a circulação do vírus, protegendo toda a comunidade. A vacinação anual é essencial, pois os vírus da gripe sofrem mutações constantes, exigindo atualizações na composição da vacina.
Acamados
A Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida vai realizar a vacinação de toda a população acamada ou que possui algum impedimento para se deslocar até as salas de vacina.
O cronograma de imunização dos acamados começa nesta terça-feira (13) e vai até o dia 12 de junho, percorrendo os bairros Alegre, Timotinho, Recanto Verde, Macuco, Quitandinha, Petrópolis, Sede (Centro Sul), Ana Moura, Primavera, Novo Tempo e Bela Vista.
A programação de vacinação destas pessoas, segundo a Gerência de Atenção Básica, é elaborada de acordo com cadastro, feito pelo responsável ou cuidador, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Vale ressaltar que os que ainda não possuem o cadastro, devem se dirigir à UBS mais próxima de sua residência para realizá-lo.
A Vacinação continua
A Secretaria de Saúde reforça que a campanha de vacinação continua no município. A partir desta segunda-feira (12), aqueles que não se vacinaram devem se dirigir à sala de vacina mais próxima de sua residência para receber a dose imunizante, além de verificar e atualizar o cartão de vacinação.
Timóteo possui 11 sala de vacinas, que estão localizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros: Ana Rita, Primavera, João XXIII, Olaria (Mário de Souza), Alegre, Limoeiro, Macuco, Cachoeira do Vale, Timotinho, Ana Moura e Novo tempo.
O vacimóvel também continua a ser utilizado como estratégia para ampliar o número de imunizados na cidade. As datas, horários e locais serão divulgados, ainda esta semana, nas redes sociais oficiais e no portal da Prefeitura de Timóteo.
Posto Especial
Nesta terça-feira (13), uma equipe de vacinação vai estar disponível, de 10h às 12h, no 85ª Companhia da Polícia Militar, localizada na rua Sargento Fernandes Cândido Lamim, nº 150, no bairro Primavera (entrada para o Oikós).
Casos confirmados de SRGA em Timóteo
Até o dia 1º de maio, deste ano, Timóteo notificou 36 casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Desses, 16 já estão positivos para alguns dos vírus que causam a síndrome respiratória.
Na maioria dos casos que foram confirmados, 9 deles, estão ligados ao vírus sincicial respiratório; 2 ao influenza e 3 ao boca vírus.
A Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida tem realizado um monitoramento diário das notificações através do hospital e, como forma de prevenção, tem intensificado as ações de vacinação, bem como orientações como os cuidados com a higiene e etiqueta respiratória, que tratam de: evitar locais aglomerados, utilizar de álcool em gel, limpar as superfícies, evitar contato direto com as pessoas que estão gripadas e usar máscaras.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital e Maternidade Vital Brazil estão atendendo pacientes com quadro grave doença respiratória.