Copasa inaugura sistema de abastecimento de água de Mesquita

Copasa inaugura sistema de abastecimento de água de Mesquita
Momento de entrega da placa da inauguração do sistema de abastecimento de água de Mesquita.

.

.

85% das residências do município já estão sendo beneficiadas com água tratada

A Copasa e a prefeitura municipal de Mesquita inauguraram, na manhã desta segunda-feira (09/12), o sistema de abastecimento de água tratada do município de Mesquita, no Vale do Rio Doce, no Leste de Minas Gerais. Esta obra, que é um marco histórico para a cidade que possui 101 anos de emancipação, recebeu o aporte de mais de R$ 3,9 milhões e já está beneficiando aproximadamente 3 mil moradores na localidade, o que representa 85% da cobertura do serviço de abastecimento com água tratada no município.

A solenidade de inauguração do sistema de abastecimento de água tratada foi realizada no campo Barcelona, no bairro Cruzeiro, e contou com a presença do superintendente da Unidade de Negócio Leste (UNLE), Albino Campos; do gerente regional da Copasa em Ipatinga, Thiago Joselito; do gerente da Unidade de Serviço de Apoio Administrativo Leste (USAL), Vagner de Almeida Ramos; da gerente da Unidade de Serviço de Apoio Operacional Leste (USOL), Naiara Miranda; da engenheira civil representando a Unidade de Expansão Leste (USEL) da Copasa, Rafaella Freitas Santos; do prefeito de Mesquita, Ronaldo de Oliveira; do vereador e prefeito eleito de Mesquita, Ilton Torres; da deputada federal, Rosângela Reis; do diretor geral da agência Regional Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), Mauro Sérgio Guimarães, e de outras autoridades da região.

Momento de entrega da placa da inauguração do sistema de abastecimento de água de Mesquita.

“A entrega e inauguração do sistema de abastecimento de água reforça que a Copasa está comprometida com poder público e com todos os cidadãos de Mesquita na busca por uma sociedade melhor. Sabemos que o serviço de abastecimento com água tratada proporciona mais saúde, bem-estar e qualidade de vida a todos, além do desenvolvimento socioeconômico da cidade. Por isso, a Copasa não mediu esforço para realizar e entregar esta importante obra. Seguiremos trabalhando para ofertar a cada dia um serviço de melhor qualidade, avançando para o atendimento a 100% da população local”, disse o superintendente da UNLE, Albino Campos.

O gerente regional da Copasa em Ipatinga, Thiago Joselito, pontuou que no início do próximo ano, o abastecimento de água no município de Mesquita será universalizado. “Hoje colocamos em funcionamento 85% do sistema de abastecimento de água neste município. Continuaremos realizando os últimos testes no sistema neste mês (dezembro de 2024) e, a partir de janeiro de 2025, alcançaremos a marca de 100% deste serviço prestado em Mesquita. É a Copasa cuidando da água e gerando valor para as pessoas”, destacou o gerente.

O prefeito de Mesquita, Ronaldo de Oliveira, reforçou a importância da entrega desta obra para o município. “A inauguração do sistema de abastecimento de água de Mesquita representa muito para a nossa cidade. Antes não tínhamos água tratada e hoje podemos dizer que a realidade já é muito diferente. Esperamos que em breve todos os cidadãos de Mesquita tenham o serviço de abastecimento de água tratada em suas residências”, destacou.

Durante os trabalhos que tiveram início em janeiro de 2023 e término em agosto de 2024, foi construída uma Estação de Tratamento de Água (ETA) no bairro Centro (região do Alto Cruzeiro) com capacidade de tratar mais de um milhão de litros de água por dia. Também no mesmo local onde a ETA foi implantada, foram instalados um laboratório, uma sala de dosagem, uma bacia de contenção, um desarenador e uma sala elétrica de painéis.

Superintendente da UNLE, Albino Campos falando sobre os benefícios que a população de Mesquita terá com o abastecimento com água tratada.

Em relação a captação de água, a empresa implantou uma barragem de nível em concreto armado no córrego Caratinguinha, no bairro Sobrado. Também foram instaladas uma balsa flutuadora e uma estação elevatória de água bruta (EAB) no local, bem como um abrigo de painéis e automação, urbanização e cercamento de toda área da captação.

Outro destaque deste empreendimento foi a construção de uma adutora de água bruta com 1.072 metros de extensão, com diâmetro nominal de 150 milímetros, ligando a captação de água bruta no bairro Sobrado à ETA no Centro de Mesquita. Um reservatório metálico elevado, com capacidade de armazenar 15 metros cúbicos de água, também foi instalado no bairro Centro, e implantados cerca de 2.544 metros de extensão de rede em PVC, para a distribuição de água aos moradores.

Vale destacar que as obras do sistema de abastecimento de água em Mesquita, inaugurada oficialmente nesta segunda-feira, também serviram como um incremento para o emprego e a renda da cidade, com a geração de mais de 15 vagas temporárias de emprego.

Com o término deste empreendimento, o índice de abastecimento com água tratada da Copasa em Mesquita passou a ser de 85%. A empresa segue trabalhando para alcançar a marca estabelecida pelo Novo Marco Legal do Saneamento no país de 99% para universalizar o serviço de abastecimento de água antes do prazo máximo que é 2033 nesta cidade.  A expectativa é que a marca de 100% deste serviço seja alcançada em janeiro de 2025, em Mesquita.