Copasa sedia importante evento sobre Mudanças Climáticas, Gestão do Carbono e Saneamento realizado em BH

Copasa sedia importante evento sobre Mudanças Climáticas, Gestão do Carbono e Saneamento realizado em BH

Copasa sedia importante evento sobre Mudanças Climáticas, Gestão do Carbono e Saneamento realizado em BH
.
.

.

Além de ser uma das apoiadoras, colaboradores da Companhia participaram ativamente dos painéis apresentados no Workshop organizado pela Abes

Um debate propositivo do setor de saneamento para conscientizar, construir soluções e desenvolver ações para mitigar os impactos das mudanças climáticas e também melhorar a gestão de carbono nas atividades de saneamento ambiental, essa foi pauta do Workshop sobre Mudanças Climáticas, Gestão de Carbono e Saneamento sediado pela Copasa nos dias 10 e 11 de outubro. O evento foi organizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), com apoio da Iguá Saneamento, Sanepar e da anfitriã Copasa.

Pablo Andreão, diretor da Copasa

O diretor de Desenvolvimento Tecnológico, Meio Ambiente e Empreendimentos (DTE) da Copasa, Pablo Andreão, destacou que a pauta sobre mudanças climáticas e descarbonização tem produzido inúmeros debates, porém, é necessário que se promova também uma mudança de comportamento. “Precisamos de um plano de ação estruturado para que a gente alcance, passo a passo, a superação desses desafios que as alterações climáticas extremas estão nos impondo”, ressaltou.

Além do diretor Pablo Andreão, a cerimônia de abertura do Workshop contou com a participação de Marcel Sanches, presidente nacional da Abes; André Horta, presidente da Abes-MG; Pérícles Weber, diretor executivo de Operação da Iguá Saneamento; Anatalício Risden Junior, diretor de Inovação e Novos Negócios da Sanepar; e Isabela Meline, diretora de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (DAES), da Subsecretária de Saneamento (Susan).

Pérícles Weber, dir Iguá Saneamento; Marcel Sanches, pres nacional da Abes; André Horta, pres da Abes-MG; Pablo Andreão, dir da Copasa e Anatalício Risden Junior, dir da Sanepar

Em sua fala, Marcel Sanches destacou a parceria histórica com a Copasa e as demais empresas de saneamento. “Foram dois dias de debates, com pautas de grandes responsabilidades e compromissos tratados dentro desse espaço de reflexões. Espaço que também serviu para o desenvolvimento de ações para enfrentar um dos maiores desafios do século XXI, que são as mudanças climáticas e seus impactos no setor de saneamento e na sociedade como um todo e, através dessas ações, conseguirmos construir um futuro mais resiliente. Por isso, apoiar iniciativas como essa idealizada pela Abes, é cada vez mais fundamental”, afirmou o presidente nacional da Abes.

 

 

Colaboradores da Copasa se destacam no evento

Durante os dois dias de Workshop foram apresentados sete painéis onde especialistas, empresários e autoridades compartilharam conhecimento e muitas falas conscientizadoras sobre o tema com os presentes. Além de aprofundarem na discussão de subtemas relacionados aos eventos climáticos extremos e a adaptação urgente e constante que o setor de saneamento deve fazer para estar preparado para enfrentar esses fenômenos que afetam diretamente a disponibilidade e a qualidade da água, desde a captação até o lançamento do esgoto tratado no corpo hídrico.

Dos sete painéis apresentados, cinco tiveram a participação de colaboradores da Copasa. Como moderadores estavam Nelson Guimarães, superintendente de Desenvolvimento Ambiental (SPDA), no painel Impacto das Ondas de Calor, Secas e Tempestades nas Atividades de Saneamento – Riscos e Oportunidades e Cassius Nonato, analista de Meio Ambiente, em Inventário GHG nas Atividades de Saneamento. Roberto de Carvalho, engenheiro hídrico e coordenador de Hidrologia e Hidrogeologia da Copasa, participou da Apresentação das Notas Técnicas e Cases relacionados a Gestão de Gases de Efeito Estufa no saneamento. Já a gerente da Unidade de Serviço de Desenvolvimento Sustentável (USDS), Luciana Barbosa, foi palestrante no painel Governança dos Impactos das Mudanças Climáticas e Gestão do Carbono nas Organizações.

De pé, Marco Colombini, coordenador do Programa Pró-Mananciais da Copasa

O coordenador do Programa Pró-Mananciais, Marco Colombini, da Unidade de Serviço de Controle Ambiental (USCA) da Copasa, também se destacou no evento com sua palestra no painel Oportunidades para Implantação de Projetos de Descarbonização e Adaptação Climática.

Colombini fez questão de destacar a importância de poder participar desse evento que trouxe pautas tão relevantes. “Poder apresentar o Programa Pró-Mananciais como um case de sucesso na convivência e adaptação aos desafios impostos pela crise climática, de forma a inspirar e incentivar outras empresas do setor de saneamento a adotarem e potencializarem suas práticas ambientais, visando a melhoria da qualidade e quantidade de água dos mananciais, foi de fundamental importância”, declarou o profissional, explicando que o Pró-Mananciais é um programa socioambiental de proteção e recuperação dos mananciais, que atua na mobilização da comunidade e de instituições parceiras, com o objetivo de construir, coletivamente, o sentimento de pertencimento da população à microbacia da região onde está inserida.

Nelson Guimarães, superintendente de Desenvolvimento Ambiental (SPDA) da Copasa

A organização do evento sobre Mudanças Climáticas, Gestão de Carbono e Saneamento também reservou um espaço para os presentes interagirem com os palestrantes e outros convidados, fazendo perguntas e considerações que ajudaram a ampliar o debate.

Nelson Guimarães, que esteve diretamente ligado na organização do Workshop, contou que “o evento teve como objetivo engajar o setor de saneamento na gestão de gases de efeito estufa e divulgar trabalhos técnicos desenvolvidos em parceria pela Copasa, Sanepar e Iguá, no aprimoramento de metodologias para elaboração de inventários de emissão e avaliação de boas práticas para promoção de uma jornada de descarbonização”.