Defesa Civil de Minas Gerais conta com tenda modular para resposta emergencial ao período chuvoso

Defesa Civil de Minas Gerais conta com tenda modular para resposta emergencial ao período chuvoso

Defesa Civil de Minas Gerais conta com tenda modular para resposta emergencial ao período chuvoso
Órgão também investe em drones, torres de iluminação e unidades de tratamento de água para enfrentar as chuvas de 2024/2025
--
--
--

.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec) está equipada para responder às demandas do período chuvoso 2024/2025, com uma estrutura moderna e versátil, composta por diversos equipamentos que garantem suporte completo aos municípios, em caso de desastres.

Um dos equipamentos adquiridos pelo Governo de Minas para proporcionar uma melhor resposta emergencial é a tenda modular, uma estrutura doada pelo governo dos Estados Unidos, e que é capaz de funcionar como hospital de campanha, com capacidade para até 42 leitos, em uma área de 320 metros quadrados.

Climatizada e bem equipada, a tenda oferece condições ideais para prestar atendimento médico e abrigar pessoas em situações de emergência, servindo de posto de comando para gerenciamento de crises, recebimento e depósito de materiais de ajuda humanitária, com geradores, pias de água aquecida e energia suficiente para equipamentos médicos.

“A tenda é uma verdadeira central de resposta rápida, projetada para atender diferentes tipos de desastres e garantir o acolhimento imediato da população afetada,” afirma o coordenador estadual adjunto de Defesa Civil, Major Wenderson Duarte Marcelino.

Cedec / Divulgação


Iluminação e abastecimento

Além da tenda modular, a Cedec conta com dois drones, avaliados em R$ 51 mil cada, que são utilizados para mapeamento de áreas de risco e inspeção de estruturas, proporcionando imagens de alta resolução em situações críticas. As torres de iluminação móveis também são uma peça-chave nas operações noturnas, alcançando até nove metros de altura com lâmpadas de 1.000 W, que garantem uma iluminação ampla e eficiente para o trabalho em campo.

Para situações em que o abastecimento de água é interrompido, a Defesa Civil de Minas possui duas unidades móveis de tratamento de água, avaliadas em mais de R$150 mil cada, com capacidade de purificar até 3 mil litros por hora. Esses sistemas garantem a segurança hídrica das populações afetadas, proporcionando água potável onde o fornecimento local foi comprometido.

Além dos equipamentos, a Defesa Civil mantém 15 equipes em alerta, prontas para atuar em qualquer região do estado, seja de forma presencial ou por meio de suporte remoto, garantindo uma resposta rápida e efetiva às demandas dos municípios.

“Estamos entrando nesse período de chuvas com uma preparação sem precedentes. Nossos equipamentos e equipes foram reforçados para que possamos atuar com agilidade e eficácia em qualquer emergência,” ressalta Major Marcelino, que pontua que a Cedec se consolida como um importante pilar de proteção para o povo, demonstrando prontidão para enfrentar as adversidades desse período, garantindo a tranquilidade dos mineiros.