Governo de Minas sanciona Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana do Vale do Aço

Governo de Minas sanciona Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana do Vale do Aço

,

Documento traz diretrizes para o crescimento ordenado e desenvolvimento econômico, beneficiando os mineiros da região

 

Governo de Minas sancionou, nesta quinta-feira (19/12), a lei que institui o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) da Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA).

A Lei Complementar nº 178 estabelece políticas e diretrizes estratégicas voltadas para temas fundamentais, como habitação, mobilidade urbana, desenvolvimento econômico, meio ambiente e regulação da ocupação do solo, com foco nos municípios de Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso e Timóteo.

O governador Romeu Zema assinou o documento, acompanhado dos secretários de Estado de Governo (Segov), Gustavo Valadares, e de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Pedro Bruno. “Este plano representa o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e integrado da região, criando condições para que as cidades do Vale do Aço cresçam de forma ordenada e com qualidade de vida para as pessoas”, disse Zema.
 

"Estamos construindo um futuro melhor para os mineiros, fortalecendo o interior e mostrando que Minas Gerais continua sendo um estado de oportunidades", destacou o governador.


O PDDI é uma iniciativa do Governo de Minas, coordenada pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA). A elaboração do plano foi conduzida pelo Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste), contratado para garantir o desenvolvimento estratégico e integrado da região.

Para o diretor-geral da ARMVA, Mauro Guimarães, o plano marca um divisor de águas para o Vale do Aço. “Essa aprovação é fruto de um trabalho de 12 anos, e estou orgulhoso de termos chegado até aqui. Vamos continuar trabalhando para transformar o Vale do Aço em um lugar ainda melhor”, afirmou.

“Nós temos muito mais do que apenas aço. Temos riquezas naturais incríveis, como o Parque Estadual do Rio Doce, uma verdadeira joia que precisamos lapidar. O turismo é outra área em que estamos avançando, com iniciativas como a nova base que entregaremos no ano que vem e projetos voltados à revitalização do aeroporto, essenciais para impulsionar o desenvolvimento da região”, concluiu Guimarães.