No aniversário do SUS, FSFX celebra excelência no cuidado aos pacientes

No aniversário do SUS, FSFX celebra excelência no cuidado aos pacientes

No aniversário do SUS, FSFX celebra excelência no cuidado aos pacientes

Nesta quinta-feira (19) o Sistema Único de Saúde (SUS) comemora 34 anos de existência, reafirmando sua posição como um dos maiores e mais inclusivos sistemas de saúde pública. Com o objetivo de assegurar o acesso à saúde de forma universal e sem custos, o SUS representa um marco na batalha pela igualdade na assistência médica no Brasil. A data é comemorada pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), uma das instituições que colaboram para essa missão, reafirmando o seu compromisso com o serviço de excelência à população.

A FSFX, que realiza 70% de seus atendimentos via SUS no Hospital Márcio Cunha (HMC) e 100% no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), se sobressai pelo atendimento de alta complexidade, afetando de maneira positiva a vida de milhares de pacientes em Minas Gerais.

O Hospital Márcio Cunha, localizado em Ipatinga, é um dos principais hospitais de Minas Gerais em volume de atendimentos pelo SUS. Ele ocupa a quinta posição no número de internações e a quarta em partos realizados pelo sistema no Estado. Além disso, o HMC é referência em alta complexidade para o leste de Minas Gerais, oferecendo tratamentos em cardiologia, neurologia, oncologia, neonatologia e terapia intensiva.

Entre seus principais serviços está o Centro de Terapia Renal Substitutiva (CTRS), que alia tecnologia de ponta e cuidado humanizado. Com 80 pontos de hemodiálise e mais de 100 máquinas, o CTRS destaca-se como um dos maiores do estado, atendendo centenas de pacientes com doenças renais crônicas. A unidade de Timóteo, por exemplo, possui 35 cadeiras de diálise e capacidade para atender 70 pacientes diariamente. O CTRS também oferece tratamentos como a Diálise Peritoneal Ambulatorial Contínua (CAPD), fazendo da FSFX uma referência nacional no tratamento de doenças renais.

Outro destaque da FSFX é a unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha, que é referência para cerca de 1,6 milhão de pessoas de 87 municípios do Vale do Aço e Nordeste mineiro. Mais de 85% dos atendimentos da unidade são destinados aos pacientes do SUS. Habilitada como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), a unidade oferece tratamentos especializados em oncologia clínica, hematologia, radioterapia, oncologia pediátrica e cirurgia oncológica.

A estrutura e o compromisso com a qualidade no atendimento tornam o HMC um dos principais centros de combate ao câncer na região, impactando diretamente a vida de milhares de pacientes que dependem do SUS para acesso a tratamentos de alta complexidade.

O HMCC, situado em Itabira, é um hospital 100% dedicado ao SUS, com 119 leitos e uma vasta gama de serviços, que incluem ambulatório, internação, UTI, maternidade, serviços de imagem e diagnóstico, laboratório de análises clínicas e centro cirúrgico. Como hospital geral, ele atende uma população de 225 mil habitantes de Itabira e outros 12 municípios da microrregião.

A unidade responde por 55% das internações em Itabira, oferecendo especialidades como clínica médica, cardiologia, gastroenterologia e cirurgia, além de uma equipe de 500 colaboradores multidisciplinares e administrativos. Tudo isso reflete o compromisso do HMCC com a qualidade no atendimento e a eficiência na gestão dos recursos públicos.

Flaviano Feu Ventorim, diretor-presidente da FSFX, reforça a importância do SUS e da parceria com a Fundação. “O SUS é o grande alicerce da saúde pública no Brasil, garantindo que milhões de pessoas tenham acesso a tratamentos e cuidados essenciais. Na FSFX, temos o orgulho de sermos uma Instituição parceira do SUS, oferecendo serviços de alta complexidade com a mesma dedicação e qualidade que qualquer paciente merece, independentemente de sua condição social. Celebrar os 34 anos do SUS é também celebrar nossa missão de promover a saúde e o bem-estar da população”, destaca.

Com o compromisso de continuar oferecendo serviços de alta qualidade, a FSFX reafirma seu papel essencial na promoção da saúde pública no Brasil. E nesta data, o SUS e a Fundação São Francisco Xavier continuam a desempenhar um papel vital na vida de milhares de brasileiros, assegurando que o direito à saúde seja uma realidade para todos.