Passeata alerta para luta contra exploração sexual de crianças e adolescentes

Passeata alerta para luta contra exploração sexual de crianças e adolescentes

Passeata alerta para luta contra exploração sexual de crianças e adolescentes
Integrando a programação do Maio Laranja, caminhada foi realizada na tarde desta sexta-feira (10) em ruas do Centro de Ipatinga
--
--
--

Centenas de pessoas, de diversas idades, se juntaram na tarde desta sexta-feira (10), em Ipatinga, para um ato em prol da campanha Maio Laranja. A passeata, organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), contou com o apoio do Conselho Tutelar e de diversas instituições ligadas à defesa, proteção e garantia de direitos das crianças e adolescentes.

O ato integra as diversas ações de combate à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes, intensificadas durante este mês. A passeata percorreu algumas ruas situadas no Centro, um dos pontos da cidade com maior circulação de pessoas devido à concentração de lojas.

“O Maio Laranja é um movimento crucial para conscientização sobre o abuso infantil. A passeata desta sexta-feira foi uma poderosa demonstração do comprometimento de nossa cidade com a proteção das crianças e adolescentes”, salienta a secretária de Assistência Social de Ipatinga, Jany Mara Bartolomeu.

Denúncia

O presidente do CMDCA, Leonardo Oliveira Rodrigues, lembra sobre a necessidade de conscientizar a população quanto à importância da denúncia. “Devemos incentivar a denúncia e nos recusarmos a nos calar diante de qualquer sinal de abuso e exploração sexual. É nosso dever garantir um ambiente seguro para todas as crianças e adolescentes, promovendo bem-estar e protegendo seu direito fundamental à dignidade e integridade”, afirma.

Recentemente, Leonardo Oliveira deu uma entrevista ao Portal da Cidade Ipatinga, falando sobre as ações do Maio Laranja em Ipatinga. Clique aqui e assista. 

Para denunciar a ocorrência de casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é possível procurar o Conselho Tutelar, delegacias, ligar para o Disque 100 (serviço de utilidade pública do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania) ou 190 (PM).

Confira as ações previstas para os próximos dias:

13 a 16/5 - Panfletagem em escolas (manhã e tarde);

17/5 - Participação em caminhada alusiva à Luta Antimanicomial;

18/5 - Ação Faça Bonito - Parque Ipanema: a partir das 14h - Ação Educativa para crianças e famílias;

21 e 22/5 - Grupos de Oficinas Práticas restritas aos técnicos da Saúde, Assistência Social e Educação sobre Escuta Especializada;

23/5 - Capacitação aberta para toda a Rede de Atendimento sobre Revelação Espontânea (8h às 12h | 13h30 às 17h30; Local: Auditório da Fadipa);

24/5 - Capacitação restrita aos técnicos da Escuta Especializada sobre Fluxos Municipais;

25/5 - Panfletagem e Oficina com crianças no Shopping Vale do Aço;

28/5 - Carreata Maio Laranja 2024, às 13h30. Ponto de encontro: Novo Centro (próximo à Casa do Artesão).

Fonte: