.
Além de aportar mais de R$ 880 mil nos filtros pressurizados, outro investimento feito na cidade é instalação de um novo reservatório
A Copasa iniciou neste mês a implantação de dois filtros pressurizados na Estação de Tratamento de Água (ETA) da Companhia de Ipaba, no Vale do Rio Doce. A tecnologia de ponta é capaz de remover partículas de ferro e manganês da água retirada de poços. O equipamento tem capacidade de tratar 70 metros cúbicos de água por hora (m³/h) e beneficiará toda a população da cidade.
Para instalar e colocar os filtros em operação, a Copasa aportou mais de R$ 882 mil, trabalho que tem previsão de ser entregue em fevereiro de 2026, segundo informou o gerente da Copasa na região, Thiago Joselito.
“A operacionalização desses filtros proporcionará maior oferta de água tratada e distribuída em Ipaba. O objetivo é retirar impurezas dissolvidas na água, dentre elas os íons metálicos, como o ferro e o manganês, que estão presentes de forma natural nas águas brutas de fontes subterrâneas”, completou o gestor.
Joselito lembrou ainda que outros três filtros pressurizados já foram colocados em operação pela Copasa em 2024 no distrito de Naque/Nanuque, que pertence ao município de Açucena, na cidade de José Raydan, e no bairro Cachoeira do Vale, em Timóteo.
“É importante ressaltar que esses investimentos visam garantir o atendimento integral aos padrões de potabilidade da água, previsto na Portaria GM/MS 888 do Ministério da Saúde, colaborando para a promoção da saúde e qualidade de vida das pessoas que vivem nessas localidades”, finalizou.
A Copasa também colocou em operação um filtro pressurizado em Tarumirim (2021) e outro em Faria Lemos (2022), ambos municípios atendidos pela Gerência Regional da companhia em Caratinga.
Mais investimentos
Outro investimento que a Copasa está fazendo em Ipaba é a instalação de um reservatório apoiado, com capacidade de armazenar até 50 mil litros de água, que também beneficiará toda a população com maior reservação de água, promovendo mais segurança hídrica aos moradores.
Vale destacar que o serviço de abastecimento de água em Ipaba já se encontra universalizado com o índice de cobertura de 100%.
Foto: Divulgação - Copasa