Mural das Águas incentiva a conscientização ambiental em escola de Teófilo Otoni

Mural das Águas incentiva a conscientização ambiental em escola de Teófilo Otoni

Mural das Águas incentiva a conscientização ambiental em escola de Teófilo Otoni
.
.

.

Ação reforça a responsabilidade de cada um na preservação e no cuidado com o meio ambiente
 
Estudantes do ensino fundamental e médio da Escola Estadual Cabeceira de São Pedro, em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, participaram neste mês do projeto Arte Chuá nas Escolas: Mural das Águas. A iniciativa integra as ações do Chuá Socioambiental, promovido pela Copasa por meio do Programa Pró-Mananciais, com foco na sustentabilidade ambiental alinhada à conscientização sobre a importância da preservação e recuperação de mananciais para fins de abastecimento público.
As atividades, realizadas entre os dias 9 e 11 de outubro, consistiram na pintura do muro da escola por 30 alunos do 5º ao 3º ano, que usaram a imaginação e a criatividade em abordagens sobre temas relacionados ao meio ambiente, ao tratamento da água e do esgoto.
Para realizar a atividade, os alunos receberam orientações da equipe socioambiental da Gerência Regional de Teófilo Otoni, José Borges de Oliveira Junior e Carlos Alberto, além de artistas plásticos.
Na quarta-feira (09/10), os estudantes foram envolvidos em atividades educativas e receberam orientações para a preservação do meio ambiente, bem como a relação entre a água e a natureza, as etapas de tratamento, os benefícios do esgoto tratado para a saúde da população, além da recuperação da fauna e da flora, proporcionando o desenvolvendo de ilustrações que compuseram o projeto de arte.
No decorrer da quinta-feira (10/10), a dupla de artistas plásticos Leandro e Evandro despertaram o interesse dos alunos, que deram asas à imaginação para a criação dos desenhos, primeiramente, em cartolinas. Nesta sexta-feira (11/10), foi a vez de colocar a ‘mão na massa’. Os desenhos produzidos e selecionados foram transferidos para as paredes das escolas pelos próprios alunos.
José Borges, agente socioambiental da Copasa, destaca que esta foi a quarta escola contemplada pela Gerência Regional de Teófilo Otoni, com o Mural das Águas. “Trabalhamos o Chuá na escola em 2019 e, no mesmo ano, a Escola Cabeceira de São Pedro recebeu o selo Escola Amiga do Meio Ambiente. A iniciativa estimula os estudantes a usarem a criatividade para desenvolverem ilustrações com temas relacionados ao meio ambiente, ao tratamento da água e do esgoto. Essas ações são importantes para desenvolvermos uma sociedade cada vez mais sustentável e consciente”, explicou.
O supervisor pedagógico Arley Claus destacou a importância do evento para a educação socioambiental nas escolas. “A ação da Copasa é de grande valia para nossa escola, pois nos ajuda a motivar e despertar o interesse dos alunos não só pela arte, mas pelo respeito, disciplina e cuidado com a natureza e a água, extremantes importantes para nossa vida”, defendeu.
Outro pilar fundamental do projeto Arte Chuá nas Escolas é o de criar valores, conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuam para a conservação do meio ambiente, a partir da conscientização ambiental dos alunos. “Gostei muito de participar do projeto Chuá. Ele me ajudou a descobrir que sou muito talentoso. Pude desenhar e aprender como preservar o meio ambiente”, brincou o aluno do 6º ano, Ryan Carlos Mendes.
 
Sobre o programa Chuá
Criado em 2017, o Chuá Socioambiental amplia a consciência ambiental dos alunos e forma cidadãos comprometidos com os valores ecológicos por meio das práticas de educação ambiental. O programa integra a Agenda ESG da Copasa, sigla que se refere às questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Esse termo tornou-se uma forma de se referir ao que empresas e entidades estão fazendo para serem socialmente responsáveis, ambientalmente sustentáveis e administradas de forma correta.
O programa também está alinhado à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e em seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos dez princípios do Pacto Global. No caso, o Chuá Socioambiental está alinhado ao ODS 6 – Água e Saneamento, que tem entre suas metas assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento.