Copasa homenageia equipes que integraram missão de 86 dias no Rio Grande do Sul

Copasa homenageia equipes que integraram missão de 86 dias no Rio Grande do Sul

Copasa homenageia equipes que integraram missão de 86 dias no Rio Grande do Sul
Técnicos da Companhia que atuaram na recuperação da infraestrutura de saneamento após trabalhos nas enchentes recebem homenagem em Minas

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A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) encerrou sua missão no Rio Grande do Sul após 86 dias de trabalho intenso. Nesta quarta-feira (28/08), os técnicos mineiros que atuaram na recuperação do sistema de saneamento daquele Estado durante a missão receberam homenagem na sede da empresa em Belo Horizonte, com a presença de familiares e do presidente da Companhia, Guilherme Duarte.
 
Durante o mês de maio, 49 profissionais da empresa estiveram em quatro municípios gaúchos - Porto Alegre, São Leopoldo, Santa Tereza e Muçum, para restaurar e reforçar a infraestrutura de saneamento, contribuindo para a recuperação de áreas duramente atingidas pelas chuvas e inundações.
 
No período em que estiveram em Porto Alegre, as equipes realizaram manutenções eletromecânicas e hidráulicas que foram essenciais para o restabelecimento dos serviços básicos nas cidades em que atuaram.
 
Para Guilherme Duarte, “os trabalhos da comitiva destacaram o compromisso dos profissionais em ir além das responsabilidades técnicas, oferecendo, principalmente, suporte humanitário em um momento de grande vulnerabilidade para a população”.
 
A engenheira sanitarista Tessa Pires da Mota Belo foi uma das homenageadas pela participação na missão do Rio Grande do Sul. “Fomos para lá de bate-pronto e com toda vontade de fazermos um trabalho solidário, que fosse o melhor trabalho possível. Foi uma experiência desafiadora e muito gratificante, conseguimos levar o calor de Minas para pessoas que precisavam muito de calor humano. E saímos de lá com vários amigos, muito amor e muito respeito”, relata Tessa.

Restauração e esperança no interior
 
Sem medir esforços, os técnicos da Copasa colaboraram com o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e outros órgãos nas manutenções eletromecânicas e hidráulicas, ajudando a restabelecer painéis elétricos, poços artesianos, quadros de comando e bombas das estações de bombeamento de água pluvial, além das elevatórias e das estações de captação danificadas pela ação das águas que ultrapassaram marca histórica.
 
No município de Muçum foram recuperados nove poços artesianos. Além disso, os equipamentos danificados pelas enchentes foram substituídos e os técnicos realizaram a limpeza das instalações dos sistemas afetados pela lama, incluindo áreas residenciais e hospitais. Em São Leopoldo, a Copasa atuou para garantir água potável aos moradores locais.
 
Já na cidade de Santa Tereza, região serrana do estado, cidade com cerca de 1.700 habitantes, os técnicos retomaram a operação um poço artesiano que abastece parte da população da cidade, assim como atuam também na recuperação do poço da Comunidade Linha Nova Esperança, onde trabalharam no restabelecimento do painel de controle e das bombas dosadoras, deixando o equipamento pronto para a operação.
 
Redes da capital foram reconstruídas
 
Após novas chuvas na segunda quinzena de maio no estado gaúcho, os técnicos da Copasa se reuniram em uma força-tarefa junto ao Dmae, Corsan, entre outros órgãos, para minimizar os impactos causados à população de Porto Alegre.
 
Solicitadas pelo Dmae, uma equipe da Copasa esteve na Estação de Bombeamento de Água Tratada (EBAT) Xavantes. Os técnicos identificaram quais os equipamentos danificados, providenciaram as substituições e instalações, recuperando também a operação do sistema.
 
Além disso, os profissionais da Companhia contribuíram para a recuperação da importante Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab) Moinhos de Vento, que é responsável pelo abastecimento de cerca de 150 mil pessoas na capital gaúcha. A operação incluiu a substituição de bombas de sucção submersa na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Serraria, uma tarefa crucial para a normalização dos serviços na região.

 
Solidariedade e dever cumprido
 
A Copasa enviou ainda mais de 30 mil litros de água potável aos gaúchos e, por meio do Programa de Voluntariado, iniciativa solidária dos empregados, promoveu a "Campanha do Agasalho", onde roupas e calçados arrecadados foram enviados para o Rio Grande do Sul, em parceria com o Servas, além de brinquedos e caixas de bombons, que também foram encaminhados para crianças dos alojamentos e abrigos.
 
Ao final da missão, o sentimento entre os colaboradores foi de dever cumprido. A Copasa não apenas restabeleceu infraestruturas críticas, mas também garantiu que milhares de gaúchos tivessem acesso seguro à água potável e ao saneamento, essenciais para a saúde pública e o bem-estar.

 
Para o presidente da Copasa, o trabalho realizado no Rio Grande do Sul deixa um legado de resiliência e dedicação, e marca mais um capítulo na história de uma empresa que, em meio às adversidades, mostrou que o saneamento é uma questão de dignidade e solidariedade.

FOTOS: Samir Oliveira