Que horas abrem e fecham os portões do enem 2024
.
Os portões abrirão às 12h e serão fechados às 13h, conforme o horário de Brasília. As provas começarão às 13h30 e terminarão às 19h no primeiro dia. No segundo dia, que será em 10 de novembro, as provas encerrarão às 18h30.
O gabarito oficial do Enem será divulgado em 20 de novembro, conforme o edital. Os resultados estão previstos para serem publicados em 13 de janeiro de 2025. Com a nota do Enem, os participantes podem concorrer a vagas em instituições de ensino superior através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Em 2024, o exame conta com 4,3 milhões de inscritos confirmados, com provas realizadas em 1.753 municípios.
Horários do Enem 2024 (horário de Brasília):
- Abertura dos portões: 12h
- Fechamento dos portões: 13h
- Início das provas: 13h30
- Término das provas no 1º dia: 19h
- Término das provas no 2º dia: 18h30
O que levar e o que não levar no Enem: É obrigatório levar um documento com foto, como RG, CNH, certificado de reservista ou dispensa, passaporte ou carteira de trabalho. Somente canetas pretas do modelo esferográfico e fabricadas em material transparente são permitidas.
Apresentação
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior.
As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em instituições de educação superior portuguesas que têm acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem possibilitam, ainda, o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.
Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o Enem para acesso à educação superior. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como “treineiros” e seus resultados no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.
A aplicação do Enem ocorre em dois dias. A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep garante atendimento especializado e tratamento pelo nome social, além de diversos recursos de acessibilidade. Há também uma aplicação para pessoas privadas de liberdade.
Os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que ao todo somam 180 questões objetivas. Os participantes também são avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema.