Aperam BioEnergia recebe Selo de Sustentabilidade por possibilitar que pequenos agricultores cultivem alimentos em suas florestas plantadas

Aperam BioEnergia recebe Selo de Sustentabilidade por possibilitar que pequenos agricultores cultivem alimentos em suas florestas plantadas

Aperam BioEnergia recebe Selo de Sustentabilidade por possibilitar que pequenos agricultores cultivem alimentos em suas florestas plantadas
Produtores da região de Vendinhas, no Jequitinhonha, integram programa Raízes do Vale Skillo Produções/Aperam
.
.

.

Programa Raízes do Vale, lançado em 2022 como um projeto piloto, já alcança 150 famílias do Vale do Jequitinhonha e é reconhecido até pela ON

A Aperam BioEnergia, por meio de seu programa inovador Raízes do Vale, celebrou esta semana uma conquista significativa e inédita ao se tornar a primeira empresa a receber o Selo de Sustentabilidade do Programa Aliança Ambiental Estratégica de Minas Gerais. Este reconhecimento, entregue durante o evento Imersão Indústria, na Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), destaca a importância do programa na promoção da agricultura familiar sustentável e no fortalecimento da segurança alimentar nas comunidades do Vale do Jequitinhonha (MG).

O Programa Aliança Ambiental Estratégica, uma parceria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), FIEMG e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), visa acompanhar e reconhecer ações, projetos realizados e resultados alcançados por iniciativas das empresas (que não se caracterizem como obrigação legal ou condicionante de qualquer certificação).

Desde sua criação em 2022, o Raízes do Vale tem demonstrado um crescimento notável, passando de 27 famílias no início do projeto para as atuais 150 famílias que estarão participando dos plantios neste segundo semestre de 2024. Frederico Ayres Lima, presidente da Aperam, enfatiza que “o projeto Raízes do Vale não é apenas sobre agricultura, mas sobre construir pontes entre a Aperam e as comunidades, promovendo um futuro sustentável e próspero para todos.” Essa expansão reflete vidas transformadas, com segurança alimentar e novas oportunidades de renda para as famílias participantes.

Por meio do programa, a Aperam firma parcerias com associações de moradores para permitir o plantio em parte de seus terrenos, que também são utilizados para o cultivo de florestas renováveis de eucalipto, essenciais para a produção de carvão vegetal utilizado na fabricação do Aço Verde Aperam, na usina de Timóteo. Cada associação comunitária recebe, em comodato, uma área de cinco hectares dentro das plantações de eucalipto da BioEnergia, com apoio total da empresa para o preparo da terra e assistência técnica para o plantio consorciado de culturas de agricultura familiar.

Programa Aperam Raízes do Vale foi reconhecido internacionalmente pela FAO/ONU no ano de 2023 como boa prática de uso sustentável do solo e da águaTambém recebeu em 2024 o reconhecimento na XIV edição do Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade, solidificando o papel da Aperam como uma empresa comprometida com práticas ambientais de ponta. 

Angélica Fabiana, gerente executiva de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da BioEnergia, destaca que “o reconhecimento deste projeto indica que a iniciativa é uma boa prática de convivência em harmonia, prosperidade e sustentabilidade entre a empresa, meio ambiente e comunidades em sua área de atuação.” Segundo ela, as parcerias desempenham um papel essencial no sucesso do programa. A colaboração com a EMATER, prefeituras e a Aliança Ambiental mostra que “o sucesso de iniciativas como essa depende de alianças sólidas,” enfatiza. A Aperam continua a ampliar essas parcerias, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável.

Além disso, o projeto se alinha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS nº 02, que visa “acabar com a fome e garantir o acesso a alimentos seguros e nutritivos. 

A Aperam Bioenergia é a maior produtora de carvão vegetal do mundo e mantém cerca de 100 mil hectares de florestas plantadas no Vale do Jequitinhonha. Desde 2010, a empresa aboliu o uso de coque em seu processo produtivo, adotando carvão vegetal em 100% de suas operações, o que a levou a uma jornada de sustentabilidade culminando na produção do Aço Verde Aperam e na conquista do balanço de carbono neutro.

“Este é apenas o começo,” conclui Ayres Lima. “A Aperam permanece comprometida com iniciativas que geram impacto positivo em todas as suas frentes de atuação, reafirmando seu papel de liderança em sustentabilidade e inovação.”