Copasa entrega em setembro obras de revitalização do sistema de esgotamento sanitário em Carlos Chagas

Copasa entrega em setembro obras de revitalização do sistema de esgotamento sanitário em Carlos Chagas
Intervenções vão melhorar a coleta e tratamento de esgoto a mais de 10 mil pessoas no município

;

A população de Carlos Chagas, município localizado no Vale do Mucuri, vai ser beneficiada nos próximos dias com a entrega das obras de revitalização do sistema de esgotamento sanitário da cidade pela Copasa. Os trabalhos, que tiveram início no ano passado e devem ser concluídos em setembro próximo, têm por objetivo melhorar a qualidade dos serviços prestados, proporcionando aos moradores o acesso à coleta, transporte e tratamento de esgoto.
 
Avaliadas em mais de R$ 155 mil, as intervenções incluíram a restruturação de mais de 90% de todas as elevatórias, estruturas que bombeiam o esgoto do ponto mais baixo para um mais elevado, até chegar na estação de tratamento. As obras incluíram a revitalização de parte da ETE e mais de 40 mil metros de redes coletoras, 83 metros de emissário e 439 metros de linha de recalque, já existentes, em que a Copasa realiza manutenções periódicas do sistema de Carlos Chagas.
 
Além dos benefícios diretos à população, a obra também movimentou a economia da cidade com a geração de empregos diretos. Essa estrutura atende uma população de 10.474 habitantes. O engenheiro de Produção e Operação da Gerência Regional de Teófilo Otoni (GRTO), Eder Portella Loyola, explica como a restruturação da obra vai melhorar as condições das elevatórias e da ETE. “Algumas residências ficam próximas às elevatórias, por isso, foram necessárias algumas melhorias que trazem segurança. Também fizemos melhorias no aspecto visual. Do ponto de vista operacional melhorou as condições de manutenções, minimizando os riscos de acidentes”, afirma.
 
Com a entrega da reforma, o esgoto passa a ser tratado com mais eficiência, promovendo a despoluição dos mananciais da região. Para o gerente da Copasa no município, Aldo José Diniz, essa modernização nas bases das elevatórias de esgoto em Carlos Chagas reafirma o compromisso da Companhia em cuidar do esgotamento de toda a população. “A reforma melhora as estruturas existentes, garante a eficiência da unidade no tratamento de esgoto, contribuindo para o lançamento do efluente tratado praticamente sem danos ao meio ambiente”, explica.
 
Vale ressaltar que a Copasa vem fazendo investimentos contínuos nas cidades em que atua. Assim como as obras de restruturação no sistema de esgotamento de Carlos Chagas, a Companhia também vai entregar, no mês de novembro, as obras de melhorias no Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) do município de Nova Módica. Também estão sendo feitas melhorias no Sistema de Abastecimento de Água de Teófilo Otoni, obras de implantação de uma nova adutora que visa atender o Hospital Regional em construção; entre outros projetos que ainda estão em andamento.
 
Benefícios
 
O tratamento de esgoto proporciona benefícios sociais, econômicos e a melhoria das condições de saúde das pessoas. Entre outras vantagens, o sistema de esgotamento sanitário possibilita ao município receber o ICMS Ecológico, como forma de incentivo para a criação de mais áreas de preservação ambiental ou para a melhoria das condições dos atuais espaços existentes, proporcionando melhora na vida da população local.
 
Além disso, a destinação adequada do esgoto evita a propagação de doenças de veiculação hídrica, melhora o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e traz mudanças positivas nos aspectos urbanísticos, com a valorização imobiliária e o crescimento socioeconômico da cidade e da região.
 
Outro benefício gerado pela obra é o incremento da arrecadação do município, que está recolhendo os Impostos Sobre os Serviços (ISS) prestados pela empresa contratada pela Companhia. Nesse cenário, são gerados empregos diretos, além da aquisição de materiais e equipamentos e da contratação de serviços indiretos na cidade, o que gera receita e movimenta o comércio local.