Prefeitura de Ipatinga promove curso Intensivo de Autismo em parceria com clínica
Prefeitura de Ipatinga promove curso Intensivo de Autismo em parceria com clínica
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Professora da rede municipal é distinguida durante o
evento como destaque na área da inclusão
A Prefeitura de Ipatinga, junto com a Clínica Proevoluir, realizou no
último final de semana o 3º. CIAP - Curso Intensivo de Autismo para
Pais e Profissionais da rede municipal de ensino. A capacitação foi
ofertada aos Assistentes de Educação Especial.
Entre os palestrantes, o evento contou com a presença do
neuropediatra Dr. Marcone Oliveira, autor de livros e especialista
em TEA - Transtorno do Espectro Autista, e Paulo Messina,
vereador do Rio de Janeiro, especialista em Educação Especial e
pai de gêmeos autistas.
Em torno de 300 profissionais tiveram a oportunidade de uma
imersão no tema constantemente debatido e estudado na saúde e
com grandes reflexos na educação.
Os Assistentes de Educação Especial são profissionais atuantes
nas escolas, direcionados a assistir as crianças e adolescentes
diagnosticados com o transtorno ou deficiência com mobilidade
reduzida. Entre os desafios da profissão estão as multiplicidades de
comportamento das crianças atípicas, como alterações de humor e
agitação no ambiente, que exigem conhecimento e capacidade
emocional.
A professora Márcia Maria dos Santos, que trabalha na sala de
Atendimento Especializado (AEE), se destacou como referência na
rede municipal com um trabalho que gerou bons resultados na
Escola Municipal Chirlene Cristina Pereira, no Bethânia. Ela foi
premiada no evento com o troféu A Voz da Inclusão. “Sinto-me
honrada com a homenagem da Secretaria Municipal de Educação e
entendo que a busca por conhecimento nessa área precisa ser
constante. São crianças com muita capacidade e que precisa ser
explorada com sabedoria”, recomendou.
A secretária de educação de Ipatinga, Patrícia Avelar, acentuou que
o curso realizado em parceria com a clínica Proevoluir é mais um
passo dado pelo município na consolidação do trabalho de inclusão
nas escolas. “Nos preocupamos em ofertar uma capacitação
composta por renomadas autoridades que falam sobre o tema, na
intenção de oferecer aos nossos assistentes o máximo de
conhecimento, para que haja uma base sólida nas escolas de um
trabalho de excelência. Quanto ao troféu concedido, além de ser o
reconhecimento pelo trabalho realizado pela professora, espero que
seja também um incentivo a novas ações nas escolas na promoção
cada vez maior de um ambiente acolhedor e diverso, para que o
aluno sinta-se valorizado e respeitado”, disse.